O fato é que em tempos em tempos muitas pessoas vêem me perguntando o q eu uso em minhas fotos, e de boa galera eu não uso nada...
As pessoas em geral confundem tratamento de imagem com efeitos de luz...
(quando digo efeitos de luz, me refiro ao posicionamento da modelo em relação à fotografia para obter um determinado resultado, ou seja, pura prática)
Porem há também eventos q ocorrem por acidente, como é o exemplo da foto a baixo:
Nesta foto que tirei de uma amiga (Anna Maria), eu aproximei a objetiva da câmera muito perto do flash, com isso a luz extremamente excessiva interferiu na captura da imagem, gerando algo q se parece com um efeito de luz feito em photoshop.
O que quero dizer com isso é que antes que alguém faça aquela famosa perguntinha cretina "que efeito você usou", quero q antes disso preste atenção na imagem, pois apartir de hoje, toda foto que eu utilizar o "photoshop", eu utilizarei de alguma marcação.
LEMBRANDO QUE EU NÃO SOU CONTRA O PHOTOSHOP (O PROGRAMA), GOSTO DE USALO E APRENDER NOVAS TÉCNICAS, E ATÉ APRECIO O TRABALHO DAQUELES QUE SABEM TRABALHAR NELE, POREM DEVEMOS TER CUIDADO PARA QUE A BRINCADEIRA NÃO VIRE ENGANAÇÃO...
FIQUEM AVONTADE PARA COMENTAR OU CRITICAR.
OBRIGADO...
Olá Francisco!
ResponderExcluirBela explicação!
Mas em todas as profissões existem profissionais e "proficionais"... Entendeu...rsrs
Em uma das partes pofissionais nas quais atuo, como por exemplo, a cenografia para eventos em exposições em Museus... Muitos profisssionais são emvolvidos na montagem pricipalmente...
Elétrica, iluminação, marcenaria, redação, edição, pintura , etc...
Por exemplo a da Iluminação é uma das partes na montagem, onde o Artista Plastico ou o Curador da exposição exige mais, pois muitos quadros ou esculturas as vezes, não podem sofre diretamente a radiação ou o foco direcionado á obra tenndo diretamente o efeito da Luz.. Daí várias técnicas são utilizadas para focar a Luz na Obra, mostrando algumas nuâncias, mas sem interferir na tela do quadro... Por exemplo, pois muitas das vezes o quadro, a pintura é antiga, à óleo. E nesses casos a luz intennsa diretamnte pode interferir ainda mais no rececamento do mesmo.
Mas em alguns trabalhos fotográficos, já trabalhei com alguns fotógrafos que se diziam profissionais, mas na hora H, a minha digital, aquela simples, de amador, foi mais eficaz, tinha tirado fotos melhores, do que toda aquela parafernalha que o "tal" fot[ografo levou.
Em fim.. O resultado foi pésssimo.
As vezes vc pegar o ângulo correto da luz sobre o objeto ou pessoa na qual vc vai efetuar o trablho, traz um resultado muito melhor do que, na sua observação, tentar mudá-la no photoshop.
Trabalho com uma Empresa no Rio, a Pinakotheke Artes... Um excelente empresa no ramo de iluminação... Outro cara bom é o Peter Gaster, que também tem uma ótima visão e, seus trabalhos são de exelente qualidade. Esses dois, normalmente trabalhamos juntos quando precisamos da Luz em casos mais especiais,
Mas sua postagem foi interessante para os tantos que tem existem no mercado.
Bom trabalho o seu e, boa técnica usada na foto postada acima.
Um abraço
Marcio RJ
Meu Amigo,
ResponderExcluirElogiando o post sem falar pouco eu iria repetir as palavras do seu colega Marcio-RJ.
Eu nem usar o Photoshop sei, que dirá, técnicas de fotografia com luzes, posição de câmera e etc rs. Mas só de ler algo, onde explica uma situação, cujo assunto, é de entendimento do AUTOR, a explicação não só se torna bela, como também dá gosto de ler! É tipo o "direto e reto"...rs assim tudo fica mais claro!
Em breve, comentarei mais...
Parabéns Mano Chico... Abraço!
Parabens cara da hora a Aninha faz mo tempo que não vejo ela
ResponderExcluirvamos divulgar
abraços
Medieval